domingo, dezembro 27, 2015

RECEITAS PRÁTICAS DA CULINÁRIA PAQUISTANESA

Povos da região do Balochistão


SALAM meninas,

 Selecionei algumas receitinhas básicas, e hoje venho criar este post de 4 clássicos da culinária paquistanesa que venho treinando e fazendo na minha cozinha também e venho dividir estas receitinhas pra vocês também...
São receitinhas bem simples e uma mais elaboradinha, mas seguindo à risca sai tudo direitinho...
 E O SABOR É INDISCUTÍVEL... VALE À PENA PROVAR... E MÃOS NA MASSA...


Roti ou maani acompanhado de chay



CHAY PAQUISTANÊS


 Ingredientes:
200 ml de água
15 gr de gengibre ralado (um pouquinho de gengibre se não gostar muito)
200 ml de leite
1 semente de cardamomo (se vocês acharem e gostar) e não pode ser em pó
1 unidade de canela em pau
2 colheres de (sopa) de açúcar
1 colher de (sopa) de chá preto (atenção: não pode ser o de saquinho, você encontra chá preto à granel em casas de chá e temperos)

Modo de preparo:
Antes de tudo, ferva a água.
Na chaleira mesmo adicione a canela, o cardamomo, gengibre, leite e o açúcar.
Mexa bem e espere esquentar, quando ameaçar ferver, desligue o fogo. Coloque o chá preto e tampe para fazer infusão, espere três minutos e coe e sirva de imediato.
serve: 2 xícaras









 Tradicional na cozinha paquistanesa e indiana, esta massa com diversos nomes é a base de alimentação de grande parte dos paquistaneses conhecido popularmente como roti ou maani onde a massa é assada na grande maioria em frigideira de ferro fundido ou tambem sob a parede do forno de pedra. (Quando é também feito frito em muito óleo, mas muito oléo mesmo, onde é conhecido popularmente como paratha.








Paquistanesa preparando o roti

Roti sendo preparado no forno de pedra


Ingredientes:

2 xícaras (275gr) de farinha de pão (trigo branco ou integral à sua escolha, mas tradicionalmente é preparado com a farinha integral)
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2/3 xícara (160ml) de água ou conforme o necessário

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, peneire a farinha e o sal. Acrescente o óleo e misture tudo com um garfo até a farinha ficar esfarelada, semelhante á uma farofa. Adicione a água até a massa se unir. Em seguida, vire-a em uma superfície levemente enfarinhada, sove-a até ficar macia e elástica, durante cerca de 8 minutos.

Volte a sovar a massa até ficar macia. Depois divida-a em seis partes iguais. Cada uma deve ter o formato de uma rodela. Estique cada rodela de modo que a espessura seje mais fina possível. Polvilhe com farinha para evitar que a massa grude.
Coloque uma frigideira pesada, de ferro fundido, virada de cabeça para baixo sobre uma boca do fogão e aqueça-o. Espalhe os rotis sobre a frigideira e cozinhe-os por 40 à 50 segundos. Minúsculos pontos pretos irão aparecer quando pronto. E parece-se com uma característica panqueca. Sirva à seu gosto.

DICA de recheios:
Acompanhe com ervilha, milho, quiabo, tomate, cebola, batata, lentilhas e pimenta refogados e recheie e consuma. Ou também carne moída, frango cozido refogado, e etc.
Queijo ricota temperado com azeite de oliva, orégano e tomate fica delicioso, carne seca demolhada e bem temperada com cebola e pimenta também. Leite condensado com coco, morangos...hmmmm...
Eu fiz com o recheio de coxinha sabe, frango desfiado, temperado com pimenta e acrescentei milho e cenoura ralada e ficou divino.





ALOO PARATHA (PARATHA DE BATATA)

Ingredientes:

Para o recheio:
4 batatas cozidas, descascadas e amassadas
sal para temperar
jeera em pó (cominho)
pimenta vermelha em pó à gosto
1 cebola fatiada bem fina (opcional)

Para a massa:
2 xícaras de (chá) farinha de trigo ou Maída
1 colher de (sopa) de óleo vegetal
água o suficiente
4 colheres de (sopa) de manteiga

Modo de preparo:

Misture o trigo, a manteiga e sove a massa com a 1 colher de óleo e uma quantidade suficiente de água.(obs: vá acrescentando a água moderamente). A massa deve estar um pouco mais espessa do que sua massa de pizza média. Deixe a massa descansar por meia hora.

Enquanto isso, acrescente todos os temperos secos à batata cozidas e amassadas, as cebolas finas e o sal. Misture bem de forma que fique uma massa bem lisa. Observe que seu purê de batatas não esteja aguado.
Em seu balcão de cozinha, espalhe um pouco de farinha. faça 4 bolas com essa massa que você amassou.
Estique uma bola por vez em um círculo pequeno e espesso.
Agora, levante o círculo com sua mão esquerda, e coloque o purê de batatas no centro.
Dobre as bordas para dentro como você faz em um bolinho de massa, tomando cuidado para não deixar nenhuma parte do recheio exposta.
Estique o bolinho para que fique novamente arrendondado.
Polvilhe um pouco de farinha na bola de massa e no balcão. Coloque a bola, abaixe-a com o seu rolo de massa, pressione cuidadosamente para fazer uma marca em cruz. Isto ajudará a assegurar que o recheio fique distrubuído de forma uniforme em todos os lados.
Com muito cuidado, passe o rolo na bola de massa para que fique um círculo plano, mas não fino. Lembre-se de que o recheio não deve escapar da massa.
Aqueça uma frigideira em uma temperatura média. Unte com manteiga, então cozinhe ambos os lados da paratha, invertendo a massa, de forma que ambos os lados fiquem dourados.
E seu paratha está pronto. Sirve com picles (indiano), iogurte ou somente com manteiga.

Obs: Não deixe a sua frigideira esquentar muito, porque pode queimar a paratha e não cozinha-lá completamente. Deixe em fogo médio e cozinhe devagar.
Inicialmente, pegue bastante massa e um pouquinho de recheio. Quando você se acostumar a fazer as paratha, então pegue menos massa e mais recheio.
Não use batatas inglesas, elas tendem a ser aguadas.
Você pode fazer essas parathas de forma mais saúdavel acrescentando cenouras raladas, (cozinhe antes), purê de ervilhas, milho, humus, etc.


Meu pakirabe, adora paratha com ovos frito com gema amolecida, roti com queijo cremoso, roti com carnes, legumes, e tanto doce quanto salgado, combina super bem, e claro  acompanhada com o chay bem quentinho, é igualitário ao nosso tradicional e popular pão francês com margarina e café com leite brasileiro.
É fácil de fazer e super gostoso. Eu realmente viciei.










Comida super tradicional, o biryani vai bem com qualquer carne, e camarão também. Existem diversas receitas feita com esta obra prima de sabores, hoje apresento uma receitinha bem simples e fácil pra vocês aprovarem...


BIRYANI DE FRANGO

Ingredientes:

Para o frango:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou ghee (manteiga clarificada)
4 batatas pequenas descascadas e cortadas ao meio
2 cebolas grandes picadinhas
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de raiz de gengibre fresco picado
1/2 colher (chá) de pimenta chili em pó
1/2 colher (chá) de pimenta do reino em pó
1/2 colher (chá) de açafrão da terra em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de sal
2 tomates médios descascados e picados
2 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã fresca
1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
1 canela em pau (5 cm)
1,3 kg de pedaços de peito de frango

Para o arroz:
450g de arroz basmati
2 e 1/2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 cebola grande cortada em cubos
1 pitada de açafrão em pó
5 vagens de cardamomo
3 cravos da índia inteiros
1 canela em pau (2,5 cm)
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1 litro de caldo de galinha
1 e 1/2 colher (chá) de sal


  MODO DE PREPARO

Em uma frigideira grande, frite as batatas até dourarem em 2 colheres (sopa) de óleo vegetal (ou ghee). Escorra-as e reserve-as. Acrescente à frigideira 2 colheres de sopa de óleo restantes. Frite a cebola, alho e o gengibre até a cebola ficar macia e dourada. Adicione a pimenta chili, a pimenta do reino, o açafrão, o cominho, o sal e os tomates. Frite tudo, mexendo por 5 minutos.
Depois acrescente o iogurte, a hortelã, o cardamomo e a canela em pau. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até os tomates virarem polpa. Talvez seja necessário adicionar um pouco de água quente se a mistura se tornar muito seca e começar a grudar na frigideira.

Quando a mistura estiver espessa e lisa, adicione os pedaços de frango e mexa bem para cobri-los com as especiarias. tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo até o frango estar macio, por volta de 35 a 45 minutos. Quando o frango estiver cozido, deve restar apenas um pouco de molho bem grosso. Se necessário, destampe a frigideira e cozinhe por alguns minutos para reduzir esse molho.

Lave bem o arroz. Deixe-o em uma peneira para escorrer por 30 minutos, no mínimo.

Em uma panela grande, aqueça o óleo vegetal e frite a cebola até dourar.
Acrescente o açafrão, o cardamomo, os cravos da índia, a canela em pau, o gengibre e o arroz. Mexa bem até cobrir o arroz com as especiarias.

Em uma panela de tamanho médio, aqueça o caldo de galinha e o sal.  Quando a mistura estiver quente, despeje-a sobre o arroz e mexa bem. Acrescente a mistura de frango e batatas. Com cuidado, junte-as ao arroz. Deixe levantar fervura. Tampe a panela, reduza bastante o fogo e cozinhe lentamente por 20 minutos. Não levante a tampa ou mexa enquanto estiver cozinhando. Sirva o biryani em uma travessa quente.
Serve 6 porções
Tempo maximo de cozimento 2 horas









BEM MENINAS POR HOJE É SÓ... ESPERO QUE VOCÊS APROVEM E ADOREM...

BOM APETITE...

HAYAK ALLAH!


                                        E FELIZ 2016 PARA TODAS...